JUNCO

O Projeto Junco é uma alternativa de tratamento de esgoto por zona de raízes com alta replicabilidade sócio-ambiental por ser economicamente acessível a comunidades rurais, de ilhas e mesmo urbanas. O esgoto nos tanques de zona raízes passa por um tratamento físico (filtragem por ação da pedra brita e areia), químico (a planta sequestra e fixa o nitrogênio e o fósforo) e biológico (as bactérias presentes na zona de raízes da planta se alimentam da matéria orgânica). São diversos os tipos de plantas utilizadas para realizar o tratamento de esgoto por meio de zona de raízes, o junco é um exemplo.

Este sistema também pode ser utilizado para purificar a água, onde no lugar da pedra brita deve ser utilizado pedaços de telha cerâmica. A ADEMADAN incentivou a Terminais Portuários da Ponta do Félix (Porto de Antonina) a implantar este tipo de tratamento do esgoto gerado na empresa (de 2004 a 2008) como projeto piloto para a replicabilidade sócio ambiental. Na empresa foram implantados 4 tanques, cujo monitoramento é feito por meio de coletas de amostras para análises químicas quadrimestrais. Os resultados das análises demonstram a eficiência do sistema.

A figura a seguir foi elaborada por Albino Eliseu Silva (1983) e representa um tanque de zona de raízes que promove o tratamento do esgoto.


Para mais informações sobre esse projeto, entrar em contato com os Terminais Portuários da Ponta do Félix : http://www.pontadofelix.com.br/


 

Como Apoiar
facebook-2048-black
fb-botao
Blog
Canal ADEMADAN
Canal ADEMADAN